fbpx

Grammy Latino: Gabriel Sater é indicado com o álbum “Faróis do Sertão”

Instituto Cerrado Central: Cultura, Educação e Comunidade!

Grammy Latino: Gabriel Sater é indicado com o álbum “Faróis do Sertão”

O Grammy Latino é uma das mais importantes premiações da música latina, reconhecendo anualmente os melhores artistas, álbuns, canções e produções da indústria musical de língua espanhola e portuguesa. Criado pela Academia Latina da Gravação, a primeira edição do Grammy Latino foi realizada em setembro de 2000. A premiação nasceu com o propósito de celebrar a diversidade e a riqueza cultural da música latina, promovendo artistas e estilos musicais que refletem a identidade e as tradições das comunidades latinas ao redor do mundo.

Inspirada na premiação do Grammy dos Estados Unidos, a versão latina tem suas próprias categorias e critérios, destacando gêneros e estilos como pop latino, música tropical, sertanejo, regional mexicano, samba/pagode, entre outros. Ao longo dos anos, o Grammy Latino se consolidou como uma plataforma de reconhecimento para músicos consagrados e também como uma vitrine para talentos emergentes, promovendo maior visibilidade e impacto para as produções de cada país da América Latina e de outros países de língua latina.

Neste ano, um dos destaques para o Brasil é a indicação de Gabriel Sater com o álbum “Faróis do Sertão” indicado na categoria “Melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa”. A nomeação de Gabriel Sater é um marco não só para ele, mas também para Mato Grosso do Sul, evidenciando o potencial da música regional brasileira e seu lugar de destaque na cena latino-americana.

Gabriel Sater

Gabriel Sater é um cantor, compositor, instrumentista, produtor musical e ator brasileiro, cuja carreira multifacetada já acumula 24 anos de sucesso. Filho do icônico violeiro Almir Sater, Gabriel desenvolveu um talento nato, influenciado pela convivência com sua família musical e com grandes nomes da música brasileira, como Renato Teixeira, Sérgio Reis, a Família Espíndola, Paulo Simões, Guilherme Rondon e Dino Rocha. Sua musicalidade se destaca pela versatilidade e habilidade instrumental, trazendo à tona as raízes do sertanejo e do folk brasileiro em suas criações.

Até hoje, Gabriel lançou seis álbuns, incluindo seu mais recente trabalho Faróis do Sertão (2024) e o aclamado Erva Doce (2022). Em 2020, comemorou duas décadas de carreira com o lançamento de seu primeiro DVD, Quando For a Hora. Com essa trajetória, conquistou 11 prêmios musicais.

Gabriel também se aventurou nas artes cênicas, recebendo prêmios internacionais por sua atuação no filme Coração de Cowboy (2018), e estrelando em novelas como Meu Pedacinho de Chão e o remake de Pantanal, onde interpretou o personagem Xeréu Trindade, papel originalmente vivido por seu pai na versão da novela pela Rede Manchete.

Ao longo dos anos, Gabriel apresentou seus shows em diversas cidades da Europa e na Nova Zelândia, e também participou de trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, como Pantanal e Além do Tempo. Em 2015, estreou no teatro musical com a peça Nuvem de Lágrimas, ao lado de Lucy Alves, conquistando aclamação popular.

Com mais de 100 composições e parcerias com ícones da música brasileira, Gabriel Sater se consolidou como um dos principais nomes da música regional brasileira, levando a cultura sul-mato-grossense ao cenário internacional. Sua obra continua a inspirar e a preservar as raízes da música sertaneja, ao mesmo tempo em que explora novas sonoridades e parcerias criativas.

Confira a entrevista completa: https://globoplay.globo.com/v/13070154/

Madu Rodrigues

Noticias Recentes

Sobre nós

Promovemos a integração comunitária através de exposições, festivais culturais, educação ambiental e programas colaborativos, fortalecendo identidades locais e construindo um futuro sustentável e inclusivo.

plugins premium WordPress